Aprenda a escolher a roupa e tênis ideal para correr


Para o corredor, não há nada pior que o incomodo ao correr. Imagine então usando roupas encharcadas de suor ou que fiquem grudando no corpo durante o percurso tirando o foco da prova e até te fazendo desistir no meio do caminho. O tênis machucando o pé ou causando algum desconforto também prejudica a performance. As roupas e os sapatos dos corredores são de extrema importância, pois elas asseguram conforto e flexibilidade e bom desempenho.

As roupas esportivas passaram por muitas evoluções. Tecidos leves e que não irritam a pele são os mais procurados e indicados, como por exemplo a poliamida e Dry fit que mantém a temperatura do corpo, é permeável, não gruda e tem a secagem rápida. O Link-(CO2) é um novo tecido desenvolvido, produzido a partir de fio nylon com aditivos para proteção UV, que proporciona um agradável conforto térmico. Uma tecnologia brasileira, inovadora e pioneira no mundo, não incomodam partes do corpo como os seios como os demais tecidos

Cada item da roupa do corredor tem sua função e são indispensáveis durante os treinamentos e competições, por exemplo as meias de compressão. A meia ajuda a proteger os tornozelos e os músculos inferiores, como a panturrilha, no impacto com o chão, melhora a circulação sanguínea e previne dores e inchaços pós treino/competição. Alguns benefícios não são comprovados cientificamente, mas determinados atletas afirmam que correm melhor com o uso das meias. A corredora Laís Barbosa afirma “ as meias me ajudam também a me proteger do frio, pois não consigo correr de calça”.

Assim são as bermudas de e camisas de compressão. As bermudas protegem os músculos posteriores e anteriores da coxa, evitando que eles vibrem ou oscilem durante a corrida quando os pés tocam no solo e voltam a posição inicial quando se contraem, melhorando o retorno venoso e aumentando o fluxo sanguíneo na região. Quanto menos o músculo vibrar, menos ele se cansará e o rendimento do corredor será maior. A camisa tem a mesma função, porém com os músculos do tórax e abdômen, mas a camisa não é muito usada pelos corredores.  Alguns atletas utilizam as camisas feitas de poliamida feitas de poliamida e Dry fit ou Link-(CO2), elas te deixarão secos e são confortáveis.

Os tênis usados para uma corrida são muito relevantes, eles garantem uma estabilidade. Para entender qual tênis deve usar é preciso saber primeiramente o modo o modo que cada pessoa pisa ao correr. Faça um teste para identificar. Se a pisada for neutra, o calcanhar e a parte frontal do pé estão ligados por uma linha grossa, é recomendado que use um tênis com solados semi curvos, se for supinada, o calcanhar e a parte frontal do pé ligados por uma faixa fina, recomenda-se usar tênis que tenha um bom amortecimento e seja flexível com solado curvo , caso seja pronada, a pegada fica praticamente toda marcada no chão, usar tênis de solado plano ou semi curvo.

Saber escolher as roupas e tênis adequados faz toda a diferença na performance da corrida. Se sentir necessidade de usar algum outro acessório que vá agregar no desempenho, por exemplo, uma braçadeira, munhequeira ou algo do tipo, teste o uso antecipadamente

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...