Suzano-SP reserva 1,5 mil doses para primeiro dia de vacinação contra a raiva para cães e gatos

A Prefeitura de Suzano-SP, por meio do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, dará início na segunda-feira (31 de julho) à campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos. A primeira etapa da iniciativa, que será colocada em prática até 1º de setembro (sexta-feira), será realizada num primeiro momento na região do Parque Maria Helena, no centro-oeste da cidade. A princípio, serão disponibilizadas 1,5 mil doses.

O primeiro dia da imunização contará com quatro pontos volantes: dois no Parque Maria Helena, um na Vila Maria de Maggi e uma no bairro Vila Maluf. Os horários variam entre 8 e 11 horas e 12h30 e 17 horas. A programação completa está disponível no sítio oficial do Poder Executivo (www.suzano.sp.gov.br). Cada local de vacinação terá à frente uma equipe formada por cinco profissionais, entre técnicos do setor de Zoonoses da administração municipal e auxiliares.

As doses estarão disponíveis para cães e gatos com mais de três meses de idade. Não será obrigatória a apresentação de documentos para aderir à ação. Orienta-se que animais de grande porte ou que não sejam sociáveis em público compareçam aos pontos de vacinação com focinheira e coleira, afim de facilitar a condução dos trabalhos e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Para o primeiro dia de imunização contra a raiva em Suzano serão disponibilizadas pelo governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi 1,5 mil doses. O número tem como base a quantidade de vacinas aplicadas nos animais na campanha do ano anterior (2016). Na oportunidade, foram realizadas 1.353 imunizações. Para todo o município, a expectativa é de que mais de 40 mil animais, entre cachorros e felinos, sejam vacinados até 1º de setembro, quando a ação chega ao fim.

A campanha será realizada em 79 locais do município, de graça, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Em 1º de agosto (terça-feira), serão montados quatro pontos de vacinação nos bairros Sesc, Rio Abaixo, Jardim Gardênia Azul e Jardim Margareth. Excepcionalmente, será organizada uma jornada no dia 19 de agosto (sábado) nos bairros Chácara Duchen (manhã) e Recreio Internacional (tarde).

 

Em casa

Donos de seis ou mais animais têm a possibilidade de agendar vacinação em domicílio via Vigilância Sanitária, pelo telefone (11) 4745-2064. Esse atendimento estará disponível a partir de setembro, de forma regionalizada.

Para o secretário de Saúde de Suzano, o médico Luis Cláudio Rocha Guillaumon, a vacinação de animais contra a raiva é fundamental para a estratégia de saúde pública da cidade:

“Suzano não registrou em 2016 um único caso de raiva. Queremos manter nosso município sem ocorrências desta doença. A proteção de cães e de gatos via vacinação gratuita continua sendo a melhor estratégia”, defende o gestor.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...