Defesa Civil de Suzano-SP resgata gavião-peneira ferido no Jardim Márcia


Um gavião-peneira foi resgatado por uma equipe da Defesa Civil de Suzano-SP em frente a um condomínio residencial na avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Márcia. A ave de rapina tinha um ferimento em uma das asas e, em razão disso, acabou sendo encaminhada nesta segunda-feira (31 de julho) ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), em São Paulo-SP. Os trabalhos tiveram à frente o Grupo de Proteção Ambiental (GPA), vinculado à Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Fátimo Rodrigues, o pássaro deverá passar por uma cirurgia.

A equipe da Defesa Civil foi solicitada a comparecer ao local por volta das 12h30 de domingo (30 de julho). Segundo o gestor da pasta de Segurança Cidadã, em razão do machucado em uma das asas, a ave estava impossibilitada de alçar voo:

“Nossas equipes fizeram a captura do animal silvestre com todo o cuidado. Inclusive, a mantiveram numa gaiola coberta para evitar o estresse da ave”, detalhou o membro do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Uma equipe do GPA também foi acionada para atuar na ocorrência. O agente Edmundo Gomes providenciou a primeira avaliação do pássaro, constatando, na oportunidade, a necessidade de encaminhá-lo ao Centro de Habilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica no Parque Ecológico do Tietê, na capital paulista, para onde espécies são destinadas pelos municípios do Alto Tietê em situações como a que ocorreu ontem no Jardim Márcia.

“O encaminhamento foi feito na manhã de hoje (31 de julho). Contudo, já foi nos informado que a ave deverá passar por cirurgia. Depois disso, será analisada a possibilidade de ela ser devolvida à natureza. Caso não seja possível, o gavião terá de viver em cativeiro”, observou Rodrigues.

 

Gato preso na escola

Neste fim de semana, a Defesa Civil providenciou um outro resgate de animal. Desta vez, de um gato, que estava preso há quatro dias na Escola Municipal (E.M.) “Darcy Correia Gonçalves”, na Vila Mazza. O felino foi resgatado na manhã de sábado (29 de julho) e entregue ao proprietário, que acionou a corporação vinculada à pasta de Segurança Cidadã para atender à ocorrência.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...