Movimenta Saúde terá Agosto Dourado dedicado à criança

Assunto:Processo de Pasteurização de Leite
Local:Banco de Leite-Rua Octavio forghieri,70-centro
Data:16.05.2013
Foto:Sidnei Barros/PMG

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarulhos inicia nesta terça-feira, dia 1, o Projeto Movimenta Saúde para intensificar ações voltadas para a prevenção de doenças.  Por coincidir com o período em que se celebra a Semana da Amamentação o projeto abre o Agosto Dourado pretende chamar a atenção da sociedade para a saúde da criança e o aleitamento materno.

Várias atividades voltadas a esse tema serão promovidas nas 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS), tais como palestras, exibição de vídeos educativos e orientações em grupos. Na sexta-feira (18) será o chamado Dia D deste mês, data em que todas as UBS intensificarão as ações para este público. O Agosto Dourado ainda contará com uma trilha para crianças a partir dos oito anos de idade, que realizada no Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Cabuçu), no dia 26, das 9 às 12 horas.

Movimenta Saúde:

O Projeto Movimenta Saúde vai identificar cada mês com uma cor diferente, para chamar atenção sobre um tema: Setembro Verde (voltado à saúde da população idosa e conscientização sobre doação de órgãos), Outubro Rosa (saúde da mulher e prevenção do câncer de mama), Novembro Azul e Novembro Negro(saúde do homem e da população negra) e Dezembro Colorido, quando serão abordados os temas: luta contra a Aids (1º/12); prevenção ao câncer de pele; dia de luta da pessoa com deficiência (3/12) e aniversário de Guarulhos.

Esses temas mobilizarão todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que serão enfeitadas com as cores definidas para cada mês e promoverão várias atividades alusivas à temática proposta, intensificando as ações nos chamados Dia D, programados para as seguintes datas: 18 de agosto, 15 de setembro,  20 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.

Caminhada:

Paralelamente às atividades desenvolvidas nas UBS e dentro das ações de promoção à saúde, será formada a Equipe de Corrida e Caminhada – Movimenta Saúde. O objetivo é incentivar as práticas esportivas, visto que a inatividade física é o quarto fator de risco de mortalidade mais importante no mundo, estando associado a 6% de todas as mortes globais.

Para tanto, cada UBS, por meio das equipes de saúde, irá incentivar a participação dos funcionários e usuários nas corridas já programadas no município: Corrida Track&Field Run Series – Shopping Maia(dia 24 de setembro), Corrida contra o câncer de mama (29 de outubro), Corrida Shopping Internacional (19 de novembro) e  Corrida Internacional – Bosque Maia (10 de dezembro).

Como incentivo serão fornecidas cerca de 10 camisetas entre trabalhadores e usuários das UBS que fizerem adesão aos eventos. A Secretaria de Saúde ainda montará tendas nos locais da corrida, onde acontecerá o encontro de toda a equipe, para a prática de alongamento e aproximação maior entre funcionários, população e gestão.

Segundo estudos recentes, pessoas fisicamente inativas têm de 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas, como problemas do coração e diabetes, que aquelas que realizam ao menos 30 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana. Vale ressaltar que realizar exercício melhora o estado muscular e cardiorrespiratório, a saúde óssea e funcional, reduz o risco de hipertensão, diabetes, depressão, câncer, além de ser fundamental para o equilíbrio energético e controle do peso.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...