Em Suzano mais de 6,5 mil crianças serão contempladas com o Programa Boa Visão

A Prefeitura de Suzano-SP, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, lançou na tarde desta quarta-feira (2 de agosto) o Programa Boa Visão 2017, que tem como slogan “Olhos que Vêem Coração Feliz”. O lançamento ocorreu na sede do Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro) e contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi. Um total de 6,5 mil crianças das redes municipal e estadual e do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Suzano serão contempladas com a iniciativa. A partir desta quinta-feira (3 de agosto), na Escola Municipal (E.M.) “Antônio Marques Figueira”, profissionais da Educação serão treinados pela equipe médica da pasta da Saúde para a realização de exames nos alunos.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Saspe, o projeto vai contemplar 6.510 alunos do ensino infantil – G3 (crianças de 3 anos) e do 1° ano do ensino fundamental (estudantes de 6 anos) das redes municipal e estadual e do Sesi. Ao todo, 95 unidades escolares serão integradas ao programa:

“Vamos realizar testagens e consultas oftalmológicas e providenciar encaminhamentos dos casos especiais (os mais graves), além da doação de óculos. Hoje, é o início dos trabalhos que vamos desenvolver até outubro. Serão três meses de muito empenho e trabalho. Esta ação é grandiosa e, como não poderia deixar de ser, o atual governo fez questão de abraçá-la e de colocá-la em prática, visando o bem-estar das crianças”, detalhou Larissa.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, o oftalmologista Luis Cláudio Rocha Guillaumon, é comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia que, quando detectado algum tipo de deficiência visual em crianças com até 6 anos, sua adaptação e recuperação é quase 100%.

O titular da Educação suzanense, Nazih Yousseff Franciss, acrescentou, também, que, 57% das crianças que têm algum tipo de problema visual são desatentas e agitadas, condição que pode prejudicar o ensino escolar:

“Para tanto, amanhã, na Escola Municipal ‘Marques Figueira’, os profissionais da Educação serão treinados pela equipe médica da pasta da Saúde para a realização de exames nos alunos”, afirmou Franciss.

Ashiuchi lembrou que, mesmo sem dotação orçamentária para o projeto neste ano, a atual gestão não poderia deixar de colocar o Boa Visão em prática, uma vez que auxilia no desenvolvimento da Educação e no crescimento dos alunos:

“Com muita matemática, estamos conseguindo lançar um programa importante para os alunos de Suzano. Para se ter ideia, oito em cada dez crianças nunca passaram por um exame oftalmológico. Só com o Boa Visão 2017, mais de 6,5 mil estudantes serão beneficiados com testagem. Queremos, inclusive, aumentar a abrangência do projeto, elevando o número de contemplados e beneficiando os suzanenses da melhor idade”, garantiu o chefe do Poder Executivo.

Ainda participaram da solenidade os vereadores Neusa dos Santos Oliveira e Rogério Gomes do Nascimento, bem como os secretários municipais Arnaldo Marin Júnior (Esportes e Lazer) e Fátimo Rodrigues (Segurança Cidadã). A dirigente de Ensino de Suzano e Ferraz de Vasconcelos-SP, a professora Vera Lúcia Miranda, e a coordenadora administrativa do Sesi Suzano, Denise Tavares da Silva, também marcaram presença no lançamento.

 

PROGRAMA DA BOA VISÃO

CRONOGRAMA

De 3 a 18 de agosto – exames de teste nos alunos;

Dias 16,17, 23 e 24 de setembro – consultas médicas;

De 18 de setembro a 16 de outubro – confecção dos óculos;

A partir de 18 de setembro – realização de atendimento aos casos especiais (estrabismo, catarata, retina, entre outros

Outubro de 2017 (data a definir) – cerimônia de entrega simbólica dos óculos;

Até 30 de outubro – entrega total dos óculos

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...