Secretaria de Saúde de Suzano promove hoje palestra sobre aleitamento materno

A Prefeitura de Suzano-SP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover na tarde desta quinta-feira (3 de agosto), na Faculdade Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1001 – Jardim Imperador), uma palestra da campanha “Agosto Dourado”, referente ao aleitamento materno.

A palestra terá início às 14 horas e será direcionada a cerca de cem profissionais da rede municipal que atuam nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A iniciativa tem como objetivo divulgar o apoio, o acolhimento e a promoção da amamentação na comunidade.

A campanha “Agosto Dourado”, instituída neste ano na cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, tem ainda como base a conscientização da população quanto à importância do aleitamento, com direito à recomendação do leite materno de maneira exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê.

Além da palestra que será ministrada amanhã na Piaget, a Secretaria Municipal de Saúde tem em vista a realização de outras agendas e iniciativas no decorrer do mês de agosto tendo como pauta central a amamentação. Serão dispostos, por exemplo, pôsteres educativos referentes ao tema nos 22 postos de saúde do município.

Ainda nas UBSs de Suzano, serão disponibilizados espaços para as crianças. Nessas áreas, o público infantil poderá criar desenhos sobre o aleitamento materno. Posteriormente, os materiais ficarão expostos em murais para a apreciação da população.

O secretário de Saúde de Suzano, o médico Luis Claudio Rocha Guillaumon, ainda afirma que serão organizadas em bairros rodas de conversas com gestantes e mães. O trabalho será desenvolvido por agentes comunitários de saúde.

Coleta de leite materno

A campanha “Agosto Dourado” também vai disponibilizar junto à comunidade coleta de leite materno. As doações serão encaminhadas para o posto de coleta que funciona na Santa Casa de Misericórdia de Suzano (avenida Antonio Marques Figueira, 1.861 – Vila Figueira). De lá, os estoques serão encaminhados ao Banco de Leite Materno de Guarulhos-SP, que providencia o processamento e a destinação:

“A campanha ‘Agosto Dourado’ representa um passo decisivo na qualidade de vida de centenas de crianças recém-nascidas em Suzano. A conscientização do aleitamento fortalece os vínculos entre mães e filhos, reduz o risco de doenças nos primeiros meses de vida e é fundamental para a formação do sistema imunológico do bebê. Por isso, todas as campanhas que estimulam a amamentação representam compromisso com a saúde pública”, afirmou o gestor.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...