Oi Poá

 

Hospital Guido Guida: Gian Lopes faz suspense sobre reunião decisiva de hoje com David Uip

 

O jornal Oi questionou o governo de Poá sobre qual proposta o prefeito Gian Lopes (PR) apresentará hoje, 4, para sensibilizar o governo estadual no custeio do Hospital Guido Guida. Confira os argumentos da assessoria do prefeito. “Na atividade (reunião) ele (o prefeito) apresentará a situação difícil pela qual passa a cidade que corre o risco de fechar o Hospital Municipal Guido Guida, devido ao corte no repasse do Imposto sobre Serviço (ISS) à Prefeitura. No encontro o chefe do Executivo vai fazer um panorama geral da unidade e apresentar alternativas para que os serviços sejam mantidos com auxílio do Governo do Estado. O deputado estadual André do Prado (PR) e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá (PDT), também acompanharão a agenda. O prefeito ressalta que a manutenção dos serviços e atendimentos no hospital é o maior desafio do seu governo, em razão da redução do ISS. A unidade conta com 24 leitos e atende, por ano, em média, 150 mil pessoas, sendo que 35% do público atendido são de outras cidades da região. Na última quarta-feira, o prefeito, ao lado do deputado André do Prado, apresentou ao secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, a proposta de mudança interna a fim de manter o Hospital Guido Guida em funcionamento”.

Por outro lado, o secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, reafirmou o compromisso de ajudar Poá. “Uma das decisões do governador Geraldo Alckmin foi a liberação do Fumefi para Poá. Nesta sexta-feira, na reunião com o secretário David Uip, é o momento de verificar se é possível fazer remanejamentos para ajudar”, disse Moreira.

Gondim: “Se o Estado não bancar tudo, que banque ao menos a metade”

O Oi questionou o deputado Luiz Carlos Gondim (SD) sobre quais argumentos ele e o prefeito de Poá vem usar na reunião de hoje. Confira a manifestação do deputado: “Nós vamos destacar a importância do Guido Guida para a população de Poá e da região. Vamos pedir novamente para o Estado assumir todos os custos do hospital, mas o secretário David Uip, inicialmente, descartou essa possibilidade, alegando falta de verbas no orçamento para bancar todo o custeio da unidade. Queremos insistir nisso, mas se houver muita resistência vamos pedir para arcar pelo menos com a metade dos custos para ajudar a prefeitura, a exemplo do sistema de parceria implementado atualmente no Hospital Municipal de Braz Cubas. A expectativa é favorável para esse encontro, no entanto, acredito que esse trabalho precisa ser feito em conjunto, com a união de forças, independente de partido político, entre os deputados da região e o prefeito de Poá, Gian Lopes”.

Parlamentar do SD dá exemplo do trabalho que os deputados deveriam fazer

Ao antecipar a estratégia que pretende usar para convencer o secretário David Uip a contribuir para o custeio do Hospital Guido Guida em Poá, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim informou que todos os deputados estaduais da região foram convidados para a audiência: “Foram convidados para essas audiências os deputados André do Prado, Estevam Galvão, Marcos Damásio, e também dos dois de Guarulhos, o Alencar Santana e o Gileno Gomes”. Vale destacar que em 2016, em conversa com a reportagem do jornal Oi, Gondim já tinha destacado a necessidade de todos os deputados da região trabalharem em conjunto para aumentar a pressão política sobre o governo do Estado e garantir à região os investimentos que de forma individual os deputados não estão conquistando. Vamos conferir a partir de agora se Gondim vai manter essa atitude de boa política e se os demais deputados deixarão a politicagem de lado.

Secretário estadual vai, mais uma vez, cruzar os braços sobre o Hospital de Suzano?

O deputado Estevam Galvão (DEM) já confirmou ao Oi que participará da reunião marcada para esta sexta-feira na sede da Secretaria Estadual de Saúde em São Paulo. Ele pretende reforçar o pedido do prefeito Gian Lopes para que o governo do Estado ajude no custeio do Hospital Guido Guida em Poá e pretende também questionar o secretário David Uip sobre a abertura do Hospital Estadual de Suzano. Nos últimos dois anos o secretário Uip tem demonstrado que a gestão do Hospital Estadual depende exclusivamente do Hospital das Clinicas de São Paulo – que por se lado tem empurrado a abertura do hospital com a barriga. Vamos ver se hoje o secretário Uip vai mudar a sua postura e agir para que o hospital seja logo inaugurado.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...