Prefeitura cadastra comunidade cigana em programas sociais

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), realizou nesta quarta-feira, dia 2, o cadastramento e recadastramento no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais de famílias ciganas da comunidade “Dona Preta”, localizada na Vila Branca, região do Pimentas, onde vivem cerca de 30 pessoas.

O trabalho foi realizado pela equipe da Divisão Administrativa de Gestão do Programa Bolsa Família, ligado à SDAS, que é responsável por coordenar e gerir o CadÚnico e tem ainda a função de localizar as famílias em vulnerabilidade social.

CadÚnico

O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Ele é utilizado para mapeamento das suas necessidades e o acompanhamento da melhoria de vida dessas famílias

A inclusão das famílias no Cadastro Único é um passo importante, pois permite identificar o grau de vulnerabilidade delas considerando questões como: renda; número de pessoas conviventes; escolaridade dos membros; condições de moradia; condições de acesso ao trabalho; e a presença de deficiências que as afetam. Através dessas informações, o Poder Público tem condições de formular políticas específicas para as referidas famílias.

Além disso, é possível identificar os Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTEs), que são grupos familiares com formas próprias de organização social e com aspectos culturais, sociais, religiosos ou de ocupação territorial com características diferenciadas, como as ciganas, quilombola, ribeirinhas, entre outras.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...