Prefeitura de Suzano-SP oferece treinamento para educadores; testagem acontece até 18 de agosto

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e as Secretarias de Educação e de Saúde de Suzano-SP ofereceram na manhã desta quinta-feira (3 de agosto) um treinamento para 80 profissionais da rede municipal de ensino, a fim de prepará-los para realizarem as testagens do programa Boa Visão 2017. O encontro foi abrigado na Escola Municipal (E.M.) “Antonio Marques Figueira” (rua a Cooper, 27 – Jardim Santa Helena), com direito a duas turmas (manhã e tarde). O exame-teste das crianças acontece até 18 de agosto (sexta-feira).

O Boa Visão deste ano tem como slogan “Olhos que Vêem Coração Feliz”. O lançamento ocorreu ontem (3 de agosto) na sede do Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro). Um total de 6,5 mil crianças das redes municipal e estadual e do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Suzano será beneficiada com a iniciativa. Entre os contemplados estão estudantes do ensino infantil – G3 (crianças de 3 anos) e do 1° ano do ensino fundamental (estudantes de 6 anos), que frequentam 95 unidades escolares da cidade.

A presidente do Fundo Social e dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, deu às boas-vindas aos professores da rede que participaram do treinamento com o secretário municipal de Saúde, o oftalmologista Luis Claudio Rocha Guillaumon. Ainda na oportunidade, a esposa do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ainda valorizou o fato de a própria Educação e o Saspe terem compartilhado com os envolvidos como proceder no período da testagem do Boa Visão, que é referência, inclusive fora do País:

“Tenho certeza que, com vocês (professores), o Boa Visão de 2017 terá bons resultados. Temos a missão de atender mais de 6,5 mil alunos. Vamos realizar as testagens e consultas oftalmológicas e providenciar encaminhamentos dos casos especiais (os mais graves). Por meio do programa, vamos ainda doar óculos para quem apresentar necessidade. Estamos no início dos trabalhos, que correm até outubro. Serão três meses de muito empenho. Esta ação é grandiosa e tem como finalidade garantir o bem-estar de nossos alunos”, detalhou Larissa.

O secretário municipal de Saúde falou sobre a importância do curso ministrado nesta quinta-feira aos educadores, a fim de que os exames-testes sejam realizados com êxito:

“Foi um momento importante para integrarmos esses profissionais com o objetivo de atingirmos as expectativas do Boa Visão. É comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia que, quando detectado algum tipo de deficiência visual em crianças com até 6 anos, sua adaptação e recuperação é quase de 100%”, detalhou Guillaumon.

O titular da Educação suzanense, Nazih Yousseff Franciss, acrescentou ainda que, 57% das crianças que têm algum tipo de problema visual são desatentas e agitadas, condição que pode prejudicar o ensino escolar:

“É um orgulho para a Educação de Suzano poder participar desse treinamento, ainda mais quando o palestrante é próprio secretário de Saúde. Uma criança que tem problemas de visão não rende na escola e pode até começar a ter outros problemas de saúde decorrentes desta deficiência”, complementou o gestor.

 

PROGRAMA BOA VISÃO

CRONOGRAMA

De 3 a 18 de agosto – exames de teste nos alunos;

Dias 16,17, 23 e 24 de setembro – consultas médicas;

De 18 de setembro a 16 de outubro – confecção dos óculos;

A partir de 18 de setembro – realização de atendimento aos casos especiais (estrabismo, catarata, retina, entre outros)

Outubro de 2017 (data a definir) – cerimônia de entrega simbólica dos óculos;

Até 30 de outubro – entrega total dos óculos

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...