O programa “Mais Médicos” de Suzano recebe mais duas profissionais

Suzano-SP passará a contar com mais duas profissionais do programa “Mais Médicos”, do governo federal. As duas médicas, ambas de origem cubana, foram apresentadas na tarde desta sexta-feira (5 de julho) ao prefeito Rodrigo Ashiuchi. O encontro foi abrigado no Gabinete do Paço Municipal “Prefeito Firmino José da Costa” (rua Baruel, 501 – centro) e também contou com a presença do secretário municipal de Saúde, o médico Luís Cláudio Rocha Guillaumon.

As médicas Yenia Quevedo Avila e Yainerys Garcia Perez chegaram a Suzano para integrar o programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) e a equipe de atenção básica da cidade. O reforço de profissionais é reflexo de uma solicitação feita pelo próprio secretário municipal de Saúde ao Ministério da Saúde no início da atual gestão. As médicas vão possibilitar a oferta de consultas e de diagnósticos nos postos de saúde que apresentam maior demanda na cidade.

Segundo Guillaumon, com a chegada das duas médicas cubanas, Suzano passa a contar, agora, com um total de 15 profissionais do programa do governo federal:

“Nosso município, desde o início deste ano, passou a contar com mais cinco médicas, sendo que três chegaram no fim de março deste ano. Essas profissionais passarão a integrar a estratégia de atendimento generalista que temos em Suzano”, detalha o chefe da pasta.

Segundo dados do Ministério da Saúde repassados pela Secretaria de Saúde de Suzano, o percentual de cobertura na ESF atualmente é 26%. De acordo com a pasta, o trabalho que vem sendo realizado no município, com direito ao reforço das duas médicas do “Mais Médicos” apresentadas na manhã de hoje a Ashiuchi, tem como expectativa elevar o percentual da saúde familiar na cidade para 40%.

Para o chefe do Poder Executivo suzanense, a vinda das novas médicas é mais um passo na estratégia de recuperação da rede de saúde municipal:

“Estamos promovendo, desde o primeiro dia da nova gestão, um árduo e dedicado trabalho para não apenas levar remédios e médicos aos postos, bem como reduzir as filas para consultas e exames – estamos trabalhando para oferecer mais dignidade para quem utiliza e quem trabalha na saúde de nossa cidade. E estamos atuando para apresentar, ainda neste mês, outras novidades para nossa população no segmento da Saúde”, explicou o prefeito.

 

“Mais Médicos”

O “Mais Médicos” foi criado pelo governo federal em julho de 2013 com o objetivo de disponibilizar profissionais às comunidades carentes distantes dos grandes centros. Hoje, os especialistas ainda reforçam a assistência na atenção básica, principalmente onde há carência da categoria.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...