Oi Poá

 

Para manter Hospital Guido Guida, Gian Lopes pede ajuda ao Estado

O prefeito de Poá, Gian Lopes, participou na manhã de hoje (04) de reunião com o secretário de Estado da Saúde, David Uip. O chefe do Executivo solicitou ajuda estadual para manter o Hospital Municipal Guido Guida, já que o local tornou-se um polo de atendimento regional. A unidade conta com 24 leitos e atende, por ano, 150 mil pessoas, sendo que 35% deste público é de outras cidades da região como: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Suzano e até de moradores do extremo leste da Capital.
Além do prefeito Gian Lopes, participaram da reunião o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá e vereadores. Os deputados estaduais André do Prado, Estevam Galvão e Luiz Carlos Gondim, que integram a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, também acompanharam as conversas. “Diante do pedido, o secretário se comprometeu a conversar pessoalmente com o governador Geraldo Alckmin sobre o assunto e informou que uma equipe do Estado ajudará o município a fazer as reformas operacionais necessárias na unidade. É uma resposta importante para nós, que queremos o Hospital Guido Guida funcionando”, comentou o prefeito Gian Lopes.
De acordo com o deputado estadual André do Prado, coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, esta é mais uma da série de encontros que tem organizado para obter do Estado alguma ajuda. “O governador Geraldo Alckmin sabe da real situação do município de Poá e os secretários da Casa Civil e de Saúde também. É necessário entender que há uma crise econômica no País, mas a saúde é uma área que não pode ser deixada de lado principalmente porque este equipamento atende a moradores não apenas de Poá, mas de outras localidades do Alto Tietê e do extremo leste da capital”, disse.
O deputado estadual, Estevam Galvão, comentou que a reunião com o secretário estadual da Saúde, David Uip, foi importante para encontrar caminhos alternativos para manter o atendimento do Hospital Municipal Guido Guida. “Todos sabem da grande dificuldade que a cidade vive após a queda na arrecadação em mais de R$ 140 milhões/ano. A situação é crítica, mas vamos trabalhar para garantir o acesso da população à saúde pública”.
Segundo o deputado estadual Luiz Carlos Gondim, Poá não pode fechar seu único hospital. “Estamos juntos buscando uma solução e o secretário David Uip garantiu ter uma conversa com o governador Geraldo Alckmin, buscando uma solução para o problema e arcando com parte dos custos para manter o atendimento na unidade de saúde”.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...