É lançada no Adamastor Centro”Semana do Conhecimento”

Assunto:Semana do Conhecimento
Local:Adamastor Centro
Data:10.08.2017
Foto:Sidnei Barros/PMG

A “Semana do Conhecimento”, que será realizada no período de 23 a 27 de outubro, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (10), no Adamastor Centro. O objetivo da iniciativa é movimentar o setor cultural e criativo, estimular o empreendedorismo, a ciência, o turismo corporativo e fomentar um ecossistema científico, empreendedor e de inovação com a participação ativa das lideranças acadêmicas, empresariais, governamentais e do terceiro setor.

O evento, a ser realizado anualmente pela Prefeitura de Guarulhos, é resultado de parceria com instituições e associações de ensino e de apoio aos empresários da região. Participaram do lançamento o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Alexandre Zeitune; o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação – SDCETI, Rodrigo Barros; o adjunto da Pasta, Martinho Risso; e o diretor de Ciência, Tecnologia e de Inovação da SDCETI, Marcelo Rezende.

Para o vice-prefeito Zeitune, os processos de melhoria da sociedade dependem de todos trabalharem conjuntamente. “As instituições devem ser o espelho da sociedade. Atualmente, as nossas escolas não refletem as demandas das quais a sociedade tanto necessita. O modelo está ultrapassado. Nós devemos entender o que queremos e o que precisamos realizar, com base na escola global e sustentável que queremos edificar”, afirmou.

O titular da SDCETI, Rodrigo Barros, aproveitou a oportunidade para enaltecer o valor dos estudantes e dos profissionais em todo o processo de inovação. “As pessoas mudam quando o seu comportamento muda. Existem aqui 25 instituições representadas, entre escolas e associações de nossa cidade. É por intermédio das pessoas que haverá o despertar da cultura da inovação”, disse. Ao final da exposição, Barros fez uma previsão: “Cerca de 70% dos empregos que existirão em 2030 ainda não são reais hoje”.

A retrospectiva do evento mostra a sua evolução. Os números de participantes e de trabalhos inscritos, respectivamente, nas cinco edições já realizadas são: em 2012, 3.200 e 13; 2013, 4.000 e 23; 2014, 2.000 e 80; 2015, 4.000 e 105; 2016, 6.000 e 177. A meta para este ano é a participação de 15.000 pessoas, e da inscrição de 250 trabalhos. “Essa meta é absolutamente possível de ser atingida; depende de nós”, disse Barros.

Público-alvo e inscrições

A iniciativa abrange quatro eventos voltados à divulgação científica e economia criativa. São eles a Semcitec (Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos), que é uma mostra de divulgação científica voltada ao público universitário; a Feceg (Feira de Ciências e de Engenharia de Guarulhos), que apresenta projetos de alunos da educação básica e de jovens entre 15 e 29 anos que não possuam vínculo institucional; a Expo Criatividade, que é uma exposição de projetos de alunos do Ensino Fundamental I; e a Mostra de Economia Criativa, que abrange as atividades na área, voltada aos empreendedores, potenciais empreendedores e pesquisadores.

Inscrições

4ª FECEG e 6ª SEMCITEC – até 31 de agosto.

Expo Criatividade e Mostra de Economia Criativa – até 30 de setembro.

Os regulamentos e a plataforma para inscrições, bem como as informações gerais estão no site: semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...