Hoje Suzano participa do “1º Encontro de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê”

A Prefeitura de Suzano-SP participa nesta sexta-feira (11 de agosto), no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), em Mogi das Cruzes-SP, do “1º Encontro de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê”. O encontro vai reunir profissionais, gestoras, conselheiros, usuárias dos serviços e pesquisadores do segmento. O objetivo da iniciativa é valorizar as experiências de práticas de vigilância socioassistencial, afim de contribuir possibilitar o aprimoramento da Assistência Social nos municípios da região.

O evento terá início às 8h30 com o credenciamento dos participantes e prosseguirá com quatro palestras de profissionais do Alto Tietê que vivenciam e desenvolvem trabalhos específicos em prol da vigilância socioassistencial. Na oportunidade, o psicólogo Joari Carvalho, que trabalha na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, vai abordar o tema “Trajetória e Funcionamento da Vigilância Socioassistencial em Suzano”.

Carvalho, que atua no Núcleo de Vigilância Socioassistencial da municipalidade suzanense, vai debater com os participantes o sentido e as necessidades da política de assistência social nas cidades, nos estados e no País, principalmente quanto à necessidade de se praticar a equidade nos atendimentos e no planejamento das ações que defendam os direitos de proteção social, de acordo com as diferentes condições e necessidades dos cidadãos.

O psicólogo social também vai abordar, na ocasião, a importância dos conselhos de assistência social realmente serem compostos por usuários dos serviços da área, bem como por trabalhadores, representantes de entidades e membros do poder público, para que haja controle social democrático.

O “1º Encontro de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê” é uma iniciativa da Câmara Técnica de Assistência Social do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) da Grande São Paulo Leste. Atualmente, Suzano e Mogi das Cruzes têm este setor implantado e em pleno funcionamento como uma espécie de centro de informações e de apoio ao planejamento, à supervisão e à execução de serviços assistenciais vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O evento de amanhã é aberto a todos os interessados. Contudo, é preciso firmar inscrição prévia na Internet, por meio do linkhttps://goo.gl/forms/2xdGLtUFcCRstl4v1. Após o ciclo de palestras, será apresentada a proposta de formação de um grupo de trabalho regional sobre o tema:

“Este evento tem tudo para ser muito produtivo. A ideia, inclusive, é termos uma proposta regional integrada. Vamos dialogar sobre inúmeras vertentes da política de vigilância socioassistencial, mostrando a importância desse instrumento para o avanço das políticas públicas de atendimento”, explica Carvalho.

ARTICULISTAS

 

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...